cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
    Informação
    Windows 11

Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

Informação
    Corrija erros no Windows 10

Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

• post a message
    Informação
    Windows 11

Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

Informação
    Corrija erros no Windows 10

Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

• post a message
Comunicados
Aviso de Transição da Comunidade HP

A partir de 15 de julho, as comunidades em idioma espanhol e português farão a transição para o modo somente leitura. Nossas postagens existentes permanecerão pesquisáveis para que você possa ver todo o nosso excelente conteúdo e soluções. Se precisar iniciar uma nova conversa em nossa Comunidade de Inglês, clique aqui.

Tutor
Tutor
9 7 0 2
Mensagem 1 de 13
2.003 Exibições

Falha em Baterias

HP Proliant DL180 G5
Linux

Olá ao forum!
Tenho um servidor "HP Proliant DL180 G5"
Que está dando a seguinte mesangem da controladora durante o carregamento da bios.

E200i.jpg

Parece ser um aviso de substituição de bateria da controladora raid hp E200i. Caso eu optar usar assim mesmo,
- Sou prejudicado quando a performance? Pois vejo que também fala de cache, etc...
- É altamente recomendado substituir a bateria?

Grato!

12 RESPOSTAS 12
Professor Regente
Professor Regente
3,487 2,591 521 1,671
Mensagem 2 de 13

Falha em Baterias

gbainfo boa tarde !

Caso voce não substitua a bateria a memoria cache da controladora E200i não sera utilizada.

Se estiver configurado RAID as gravações e leituras começarão a ficar lenta.

https://support.hpe.com/hpsc/doc/public/display?docId=emr_na-c01333665

307132-001 Smart Array battery backed write cache (BBWC) 3.6V battery pack assembly - 500mAh Ni-MH - Oval shaped, 12.5mm (0.5in) high, 38mm (1.5in) wide, and 77mm (3.0in) long
Sou um funcionário da Hewlett-Packard Enterprise e Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado",
clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema?

Não esqueça clique “Aceitar como uma solução”, se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil 😉

Tutor
Autor
Tutor
9 7 0 2
Mensagem 3 de 13

Falha em Baterias

Olá Fabio,

Grato pelo feedback!

Então, entendo que se usar raid leituras/gravações ficarão mais lentos. Ok

Eu percebi que se eu não usar nehuma configuração raid, ou seja, unidades lógicas. O sistema operacional não enxerga os discos. Nesse caso, preciso configurar cada disco físico como raid0, para assim eu ter uma unidade lógica para cada disco físico.

Seria essa forma, a correta?

Se sim, ao usar raid0, vou ter um sistema lento por conta da falta de cache, como falaste anteriormente?

Professor Regente
Professor Regente
3,487 2,591 521 1,671
Mensagem 4 de 13

Falha em Baterias

1 -  Se seu SO ja esta instalado com RAID ele só reconhecerá HDs após criar um  volume logico, ai ficara lento mesmo.

2 - Se voce for instalar o servidor do 0 e não vai querer utilizar  Raid  confirme se na BIOS em PCI Devices tem a opção para desabilitar a controladora E200i 

Ou acesse o Array configuration Utility pelo smart Start cd e remova o raid, para instalar boot o servidor pela media do windows direto

Sou um funcionário da Hewlett-Packard Enterprise e Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado",

Não esqueça clique “Aceitar como uma solução”, se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil 😉

Tutor
Autor
Tutor
9 7 0 2
Mensagem 5 de 13

Falha em Baterias

Bom dia!

Decidimos comprar nova bateria para controladora. Visto que em testes feitos, durante a gravação apenas, há uma grande perda de performance.

Ao fazer uma cópia de um arquivo de 3,5Gb via rede, quando está na metade da operação, a velocidade cai, de 85Mbps para 9Mbps.

Esperamos com a aquisitção da bateria isso seja solucionado. Visto que parece ser a cache da controladora responsável pela gravação.

Grato! 

Tutor
Autor
Tutor
9 7 0 2
Mensagem 6 de 13

Falha em Baterias

Olá,

Na bios, não encontrei a opção "PCI Devices" para desabilitar a controladora. Visto que se fizer isso, o sistema operacional não enxergará os discos do tipo SAS.

Pelo cd "Array configuration Utility", não encontrei a opção de desabilitar a controladora também.

Pergunta... É possivel usar os dicos do tipo SAS/SATA com a controladora desabilitada?

@FabioC  escreveu:

1 -  Se seu SO ja esta instalado com RAID ele só reconhecerá HDs após criar um  volume logico, ai ficara lento mesmo.

2 - Se voce for instalar o servidor do 0 e não vai querer utilizar  Raid  confirme se na BIOS em PCI Devices tem a opção para desabilitar a controladora E200i 

Ou acesse o Array configuration Utility pelo smart Start cd e remova o raid, para instalar boot o servidor pela media do windows direto

Professor Regente
Professor Regente
3,487 2,591 521 1,671
Mensagem 7 de 13

Falha em Baterias

gbainfo  bom dia !!

Na imagem que voce mandou a controladora E200 esta no PCI slot 5 e suporta SAS e SATA 

https://h20195.www2.hpe.com/v2/getdocument.aspx?docname=c04140724

Para desabilitar a controladora somente na BIOS no Smart Array não tem como.

Porem se desabilitar  a controladora perdera acesso aos discos, pq tem 6 volumes logicos criados.(RAID)

E será necessario reinstalar tudo novamente.

Professor Regente
Professor Regente
3,487 2,591 521 1,671
Mensagem 8 de 13

Falha em Baterias

A cache só sera habilitada se tiver Bateria

Tutor
Autor
Tutor
9 7 0 2
Mensagem 9 de 13

Falha em Baterias

Olá Fábio.

Talvez minha lógica para entender a questão não esteja correta.

O OS ira enxergar todos os discos se eu excluir todos as unidades lógicas do array?

Salvo engano fiz isso em outro momento, e o OS apenas encergava os discos quando eu colocava este no mínimo como raid0.

Exemplo:

- Eu tinha 6 discos, se eu não criasse nenhuma unidade lógica, então OS não exergara os discos! 

- Para solucionar eu me obrigava a fazer um raid0 para cada um dos discos. Ou seja:

disco0=>raid0=>vol.lógico0

disco1=>raid0=>vol.lógico1

disco2=>raid0=>vol.lógico2

disco3=>raid0=>vol.lógico3

disco4=>raid0=>vol.lógico4

disco5=>raid0=>vol.lógico5

Caso contráio, não seria possível.

Mas da maneira como colocaste no post anterior, entendi que a controladora poderia fazer uma espécie de bypass entre os discos e o OS e assim sendo ignorar os recusos avançados da controladora como cache, arrays raid, etc ...

Então isto estaria correto? O OS deve enxergar os discos mesmo se não ouver unidades lógicas?

Grato!

Professor Regente
Professor Regente
3,487 2,591 521 1,671
Mensagem 10 de 13

Falha em Baterias

gbainfo Tutor

A logica é a seguinte

Se voce instalar o SO com Raid (logical Volume) ira reconhecer somente disco se tiverem raid.

Se voce instalar o SO sem raid ir reconhecer somente os hds fisicos sem raid.

† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação